O Caráter de Alguns dos Deuses Gregos

Baseado na Apologia de Aristides de Atenas e nas notas de Padres Apologistas, V.A., Ed. Paulus:

Cronos é o deus dos deuses e é conhecido pelos romanos como Saturno. Os gregos costumavam fazer sacrifícios humanos a ele, sim, ofereciam seus próprios filhos a ele. Do caráter de Cronos podemos ver o seguinte.

Cronos separou Gaia, a Terra, de seu pai Uranos, o Céu, mutilando-os. Ele teve muitos filhos com Rea, sua irmã, entre os quais Zeus. Cronos tornou-se louco e passou a devorar seus próprios filhos, ainda recém-nascidos, e quase matou Zeus, se Rea, sua mãe, não o tivesse escondido em Creta, no monte Ida. Posteriormente, Zeus se vingou de Cronos, cortando-lhe a genitália e lançando-o no Tátaro, o Inferno. Quando finalmente se tornou adulto, Zeus matou seu pai.

Após a morte de Cronos, Zeus se tornou deus supremo do panteão grego. Ele costuma, segundo a mitologia grega, tomar a forma de animais (entre outras formas) para se unir sexualmente às mulheres mortais. Tornou-se touro para Europa e Pasífae, cisne para Leda, raio para Sêmele, etc. E, com suas mulheres, teve muitos filhos.

Sobre o deus Hermes, conhecido pelos romanos como Mercúrio, ele era mensageiro do Olimpo, filho de Zeus e Maia. No dia de seu nascimento, roubou o rebanho de Apolo, seu irmão da parte de Zeus. Hermes era conhecido como o deus da mentira e (não por acaso, talvez) era patrono dos comerciantes e oradores políticos.

Sobre Apolo ele é dedicado à adivinhação para os homens, em troca de pagamento.

O deus Asclépio, filho de Apolo, é o deus da medicina. Curava e ressuscitava os mortos e foi fulminado por Zeus, quando mostrou-se demasiadamende pretensioso quanto ao seu próprio poder no panteão contra Zeus.

O deus Dionísio era o deus das práticas orgíacas. Sendo o deus do vinho, celebrava festas noturnas e costumava a sequestrar as mulheres alheias. Foi degolado pelos Titãs.

Héracles era beberrão como Dionísio. Um dia, embreagado, ficou louco e devorou seus filhos. Morreu depois, consumido pelo fogo.

A deusa Ártemis, irmã de Apolo, era caçadora, sendo deusa da lua e da caça. Era identificada como Diana pelos romanos. Era uma deusa virgem e casta; e quando Ácteon surpreende-a nua no banho, Ártemis transformou-o em cervo e fez com que seus cães de caça o devorassem.

A deusa Afrodite, deusa do amor e da fecundidade, nasceu da espuma do mar quando fecundada pelo sangue de Urano, derramado quando este foi mutilado por Cronos (conforme a Teogonia de Hesíodo). Ela é esposa infiel de Hefaísto e, quando surpreendida por este em ato adúltero, é imobilizada em uma rede mágica junto com seu amante Ares. Ela teve vários amantes: o deus Dionísio, Hermes, Anquises, etc. Ela parece ter se apaixonado profundamente por Adônis, um de seus amantes. Quando este morreu violentamente por um ataque de javali, Afrodite tentou resgatá-lo de Perséfone, filha de Hades. Zeus por fim o ressuscitou, a pedido de Afrodite, e concedeu-lhe passar uma parte do ano na terra e outra parte nos Infernos.

Anúncios

Os comentários estão desativados.