O Conceito de Deus pelos Gregos

Considerando as concepções abstratas de Deus por Aristóteles, Sócrates, Zanão, Anexágoras, etc., em pleno politeísmo, é de se admirar os frutos do esforço intelectual desses homens, apesar das imprecisões que eles demonstraram em relação à Religião Revelada. Considerando ainda a verdade teológica de que antes da Ressurreição de Cristo o mundo jazia no Maligno e Satanás tinha o poder de enganar as nações e encerrá-las nas trevas culturais e mentais, a idéia que eles nutriam de Deus sob todas essas dificuldades não foi menos que incrível.

Incrível até demais.

Esse fato despertou a curiosidade do historiador Taciano, o Sírio, que viveu no século II. Ele é autor do admirado “Discurso Contra Os Gregos,” uma magistral apologia cristã que compara o decadente politeísmo greco-romano com o monoteísmo cristão. Embora essa apologia já demonstrasse alguns sinais da heresia encratista que Taciano infelizmente defenderia depois, ela traz fatos impressionantes e, para o assunto que tratamos, uma constatação providencial.

O historiador Taciano, com base em sua pesquisa histórica, sabendo que Moisés (chamado por ele de o “líder dos bárbaros” em zombaria à arrogância grega) e sua legislação eram muito mais antigos que todos os sábios gregos e suas cidades-estado, revela que os sofistas gregos que foi o grupo que começou a modificar aspectos de crença da religião municipal greco-romana, tiveram contato com os “bárbaros” israelitas e gostando do sistema filosófico deles simplesmente o tomaram para si (sem dar aos israelitas o devido crédito, evidentemente, afinal eles eram “bárbaros”). Evidentemente os gregos não compreenderam bem o monoteísmo israelita já que os sucessores dos sofistas impuseram à suas concepções peculiares de Deus aspectos bastante exóticos. Taciano realmente nos traz uma explicação muito plausível da súbita e impressionante evolução intelectual dos gregos; e sua constatação é plenamente compatível com a realidade histórica, pois Israel criou fortíssimos laços comerciais com várias nações por terra e mar a partir de Salomão.

Anúncios

Os comentários estão desativados.